Economizar e tornar o seu negócio mais eficiente vai muito além de cuidar só do estoque ou prestar atenção ao gasto com energia.
O varejoemdia consultou especialistas em saneamento e do Sebrae que dão dicas de como economizar água em tempos de racionamento ou não.
Quando o assunto é gestão de água, é importante estar atento às recomendações e às novas tecnologias disponíveis no mercado.
Não é preciso esperar a conta ficar mais cara. Pequenas atitudes e práticas sustentáveis podem ajudar a economizar e tornar seu negócio mais eficiente.
Em estabelecimentos da área de alimentação e do setor de beleza, como salões de cabeleireiros, o comerciante deve redobrar a atenção. Confira as dicas:
- Conscientize sua equipe
Não adianta investir em infraestrutura se as pessoas não estiverem dispostas ou preparadas para utilizá-la corretamente.
É importante conscientizar funcionários e trabalhadores terceirizados de que sua empresa é ambientalmente responsável e que atitudes coerentes são valorizadas.
- Entenda a sua conta de água
Aprender a ler a conta pode ajudar a enxergar as fontes de desperdício.
A evolução histórica do consumo de água ajudará a avaliar como sua empresa está lidando com situações de crise hídrica.
- Substitua torneiras comuns por temporizadas
As torneiras tradicionais dependem da ação humana para serem fechadas, as temporizadas conseguem cortar a vazão com molas reguladas de acordo com o tempo desejado de abertura.
Em um salão de beleza, que utiliza muita água em seu processo, essa ação pode representar uma boa economia.
- Utilize descargas ecológicas
O usuário pode escolher um acionamento menor, que realiza a higiene simples, e um acionamento maior, que faz a higienização completa do vaso.
A economia de água chega a 25% com as descargas ecológicas.
- Estabeleça metas de redução
Uma alternativa é estabelecer metas para redução de consumo, oferecendo algum tipo de bônus ou premiação caso a meta seja atingida.
É uma forma de conscientizar e mostrar aos funcionários os valores e objetivos de sua empresa, além de reduzir gastos.
- Utilize água de reuso
Se sua empresa tem espaço, aproveite a água da chuva, por meio dos sistemas de captação pluvial, como cisternas, por exemplo.
Essa água pode ser utilizada para limpeza, jardinagem e até para lavar roupas, ou seja, uma forma de reduzir a conta e deixar a água potável para o consumo humano.
Fonte: Sebrae
O consumidor presta atenção?
As ações de boa gestão da água e de sustentabilidade devem ser comunicadas ao consumidor, que valoriza cada vez mais empresas e empreendedores engajados.
Mas os especialistas recomendam: de nada adiantam as ações de propaganda e marketing sem que ações concretas sejam desenvolvidas dentro de sua empresa.
Pesquisa recente divulgada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) mostra que 98% dos brasileiros consideram importante adotar melhores hábitos de consumo, embora somente a minoria ainda tem atitudes responsáveis no dia a dia.
De acordo com o levantamento feito em todas as capitais do país, a maioria dos brasileiros (55%) se encaixa no grupo de “consumidores em transição” – ou com hábitos de consumo consciente ainda distante do desejado.
São pouco ou nada conscientes 14% de entrevistados e 31% podem ser considerados “consumidores conscientes”.
Quando se considera o consumo racional de água, 86% afirmam controlar todo mês o valor da conta de água.
A atitude mais adotada pelos entrevistados é fechar a torneira enquanto se escova os dentes.
Em seguida, ensaboar a louça com a torneira da pia fechada, não considerar um exagero a crença de que um dia a água irá acabar e não lavar a casa ou a calçada com mangueira.
A pesquisa também revela quais são os aspectos que motivam o consumo consciente.
Para 35% dos entrevistados, o uso racional de água e energia elétrica está ligado a ações que evitam o desperdício de um recurso que pode acabar.
E 22% afirmam dar o exemplo aos filhos, família, amigos e vizinhos, influenciando suas atitudes.
A maioria dos consumidores não aprova atitudes de consumo nocivas quando veem outros desperdiçando água, energia ou comprando produtos sem se preocupar com o meio ambiente.
Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas