Embora as ações de marketing tradicional tenham perdido o charme para os profissionais do varejo, as promoções de vendas, particularmente aquelas que acontecem nas lojas físicas, continuam tendo papel fundamental nos resultados do setor.

É o que mostra pesquisa realizada pela NRF – National Retail Federation com 3.000 consumidores nos EUA, país onde as mais modernas técnicas de marketing digital já são utilizadas, veja abaixo alguns números:

  • 60% compram mais em promoções agora do que há 5 anos atrás
  • 85% já desistiram de comprar um produto desejado simplesmente por ele não estar em promoção

Os consumidores entendem que “descobrir” promoções nas lojas físicas é um dos principais motivos que ainda os levam até lá. Explorar as gôndolas ou araras permanece sendo uma forma lúdica e divertida de comprar.

Diferente do que ocorre no comércio eletrônico em que as compras são feitas por pesquisa ou diretório, no varejo físico, os clientes “navegam” pela loja em busca de boas oportunidades.

“Eu não consigo deixar de comprar algo que desejo quando ele está em promoção”

44% dos consumidores pesquisados concordam com essa afirmação.

Esse comportamento “caçador” ou de maior atenção às promoções de vendas, também são associados aos momentos de crise econômica, que tende a se incorporar aos hábitos de consumo mesmo depois que a crise passa, como aconteceu nos EUA e deve se repetir aqui no Brasil.

Em outras palavras, os momentos de aperto no orçamento educam os consumidores a procurarem descontos, potencializando os resultados da velha e conhecida ferramenta de marketing do varejo.

Observando os resultados da pesquisa como um todo, pode-se concluir que as promoções de vendas ainda vão permanecer no centro da performance das lojas por muitos anos.

Gustavo Carrer, consultor especialista e editor do varejoemdia.

Anúncios

Escrito por varejoemdia

Somos os editores do varejoemdia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s