O e-commerce representa menos de 5% de tudo o que o varejo vende no Brasil.

Mas o fato é que o brasileiro está usando cada vez mais o computador e o celular para fazer compras.

O número de consumidores que compram alimentos, bebidas e produtos de limpeza pela internet aumentou 42%, de acordo com estudo sobre o varejo alimentar da CVA Solutions, realizado em setembro de 2018.

Consumidores que já usam um aplicativo para receber compras em casa representam 18,3% do total, quase o dobro do percentual registrado em 2017, de 9,9%.

Os aplicativos dos próprios supermercados são os mais usados – 76,7% dos consumidores que os utilizam compram pela ferramenta dos próprios varejistas, de acordo com o estudo.

Dados de Outubro de 2018 do Global Commerce Review apontam que compras por meio de smartphones já representam 41% das vendas online no Brasil.

Todos esses dados que mostram o poder do e-commerce estão relatados em estudo sobre as “Principais Tendências Tecnológicas para Supermercadistas em 2019”, realizado pela Neogrid, especialista em gestão de cadeia de suprimentos, e pela Bluesoft.

De acordo com o estudo, vender pela internet já não é privilégio das grandes redes, como GPA e Carrefour.

“Os custos de manter uma operação de e-commerce, mesmo que para uma região limitada da cidade, estão mais acessíveis e o know-how está cada vez mais disseminado”, cita o estudo.

VEJA OUTROS DADOS DO ESTUDO

– As compras pelo e-commerce cresceram 42% entre 2017 e 2018

– Um terço dos consumidores informa que compra pela internet, dez pontos percentuais a mais do que o percentual constatado em 2017, de 23%

–  Entre os aplicativos independentes, os que se destacam são: Superlist (9,2%), Supermercado Now (7,3%), Home Refill (5,6%) e Meu Mordomo on-line (5,4%)

– 64,7% da população brasileira têm acesso à internet (cerca de 116 milhões de pessoas) e, segundo a PwC, a compra regular na internet já é feita por quase sete a cada 10 brasileiros

Anúncios

Escrito por Fátima Fernandes

Jornalista especializada em economia, negócios e varejo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s