A debandada de grifes estrangeiras do país se intensificou após a crise iniciada em 2014.
Algumas marcas que estão por aqui testam novo modelo de negócio.
A VF Corporation, que comercializa as marcas Vans e Timberland, por exemplo, anunciou o spin-off da companhia em nível global, o que resulta na separação de suas marcas em duas empresas independentes.
A intenção, de acordo com a VFC, é obter modelos de negócios mais eficientes nas regiões onde as marcas operam.
A companhia informa que iniciou o processo de readequação das marcas no Brasil, no Chile e na Argentina.
A VF mantém o negócio de lifestyle para as marcas Vans & Timberland e cria uma nova empresa, a Kontoor, para as marcas de jeanswear Wrangler e Lee.
No Brasil, a VF está avaliando outros modelos de negócio para as marcas Vans e Timberland, que vão desde o licenciamento e distribuição, até alianças com parceiros regionais.
NOVA LOJA
A Vans, a marca original de action sports, acaba de inaugurar a nova Vans Store no Bourbon Shopping, na Zona Oeste de São Paulo.
A loja, de 140 metros quadrados, exibe as coleções mais recentes da marca, como a família UltraRange, além de icônicos classics e uma coleção de tênis PRO, desenvolvidos para skate e BMX.
A loja do Bourbon é a sétima da Vans no Brasil. A marca também possui outlets nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás.
“A chegada da Vans amplia e fortalece ainda mais o nosso mix”, diz Roberto Manuel Zaffari, gestor da AIRAZ Administradora, marca do grupo Zaffari que faz a gestão do shopping.