Crise econômica que nunca acaba e compras pela internet só crescendo – uma combinação que tem tirado o sono de muitos lojistas no Brasil.

O que fazer para levar o consumidor para dentro da loja? Oferecer descontos, experiências de compra, cafezinho, bolo, enfim, abusar da criatividade.

Tornar o cliente especial, portanto, virou um mantra no mundo do varejo. E o vendedor, como fica em meio a tantas mudanças no processo decisório de compra?

De acordo com consultores de varejo, os donos de loja ainda precisam melhorar – e muito – a maneira de treinar e de recompensar quem atende diretamente o cliente.

Treinamento, entusiasmo da equipe de vendas e bom atendimento, dizem, podem fazer a diferença no faturamento da loja com crise econômica e com venda online crescendo.

Em entrevista para a empresa de auditoria PwC, Susan Lenderink, diretora financeira da rede holandesa De Bijenkorf, que pertende à família que administra a britânica Selfridges, fala sobre a importância de tratar bem o vendedor.

“Investimos fortemente em nosso pessoal de várias maneiras. Começamos comunicando nossa missão: ser a loja de departamentos mais criativa, inspiradora e surpreendente da Holanda. Há dois anos, dissemos que todos eram especiais, não apenas os nossos clientes, mas também nossos funcionários.”

Tornar o vendedor especial, de acordo com ela, significa oferecer um bom plano de remuneração e treinamento.

“Também implementamos exercícios de interpretação de papéis para praticar a criação de grandes experiências para os clientes ou lidar com situações incomuns na loja.”

“Mostramos aos funcionários que eles não são apenas engrenagens substituíveis na loja, e que realmente valorizamos o conhecimento que eles têm de nossa loja.”

O vendedor, de acordo com consultores de varejo, precisa se sentir valorizado, o que resulta em mais entusiasmo e disposição para atender o cliente.

Veja as dicas da empresa Michael Page, um dos maiores players mundiais em recrutamento especializado, fundada na Inglaterra em 1976, com operação em mais de 30 países, para manter um funcionário entusiasmado.

  1. Diga obrigado

Parece óbvio, mas um simples obrigado é apenas um pequeno lembrete pelo reconhecimento do seu empregado.

  1. Diga por favor

Novamente, isso soa óbvio, mas pedir para um funcionário, educadamente, realizar uma tarefa terá uma resposta muito melhor do que mandá-lo fazer.

  1. Organizar um evento social

Isso não precisa ser semanal ou mensal. Um evento trimestral ou semestral, que ocorre em um mesmo período todos os anos, dá à equipe algo para se esperar.

  1. Estratégias de desenvolvimento

As pessoas tendem a se sentir desvalorizadas quando estão trabalhando duro e não enxergam nenhuma progressão em sua carreira. Providenciar uma direção ajuda os funcionários a manterem os seus objetivos e a se sentirem valorizados.

  1. Sucesso no ambiente de trabalho

Criar um ambiente que incentive os funcionários a enviar e-mails para o resto do departamento para promover quaisquer sucessos recentes que tiveram, ou prêmios semanais para escolher um funcionário de destaque a cada semana. Elogios de colegas são tão bem recebidos quanto os de um gerente.

  1. Dê responsabilidade adicional

Se você sentir confiança para dar a alguém abaixo da sua cadeira uma responsabilidade de projeto que o seu gerente normalmente te daria, você pode se surpreender quão bem essa pessoa pode se sair sabendo que você confia nela.

  1. Converse com eles

Mostre interesse nos membros de sua equipe. Você não precisa cruzar a linha entre o social e o pessoal para ter uma conversa de forma amigável, e as pessoas apreciam o interesse.

  1. Dar bônus

Se você pode dar bônus anuais para a sua equipe, essa é uma forma de recompensa pelo trabalho árduo ao longo do ano.

Incorpore a apreciação do empregado e motivação em sua estratégia de retenção – empregados que se sentem valorizados valem a pena o investimento.

Boas vendas!

 

Anúncios

Escrito por Fátima Fernandes

Jornalista especializada em economia, negócios e varejo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s