Cerca de 89% das empresas brasileiras já sofreram algum tipo de fraude, de acordo com o Relatório Global de Fraude e Risco da Kroll.

A Assertiva, empresa especializada em soluções online, desde a concessão e análise de crédito até o processo de cobrança e recuperação de dívidas, dá dicas para o lojista não cair em golpes na Black Friday.

1. Faça uma otimização na análise de crédito: Entre as diversas modalidades de fraude, a inadimplência é a que mais gera perdas para os varejistas. Uma boa análise de crédito envolve algumas iniciativas, como consultar o histórico do cliente, verificar anotações em órgãos de proteção ao crédito e os documentos do consumidor.

2. Invista em tecnologias de verificação: Investir em tecnologias é fundamental para a prevenção de ataques e também para garantir que seus dispositivos para pagamentos estarão livres de adulterações. Um dos problemas recorrentes no varejo é o chamado “golpe da maquininha de cartão de crédito”. Duas possíveis soluções para evitar essa fraude são aderir aos pagamentos via Transferência Eletrônica de Fundos (TEF) ou fazer conciliação automática de recebíveis.

3. Consulte o CNPJ da empresa: Em empresas que negociam com outras instituições, a perspectiva de ganhos altos em poucas operações fraudulentas pode atrair estelionatários. Alguns golpistas até criam empresas de fachada ou com domínio empresarial inativo, com o intuito de fechar o negócio, receber os valores e sumir. Para evitar esse tipo de armadilha o ideal é consultar o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ). Todo tempo ganho na hora de avaliar a idoneidade de um negócio é precioso.

4. Tenha um banco de dados confiável: Um dos recursos fundamentais para vender apenas para bons clientes é ter um banco de dados confiável, no qual a empresa armazena as principais informações sobre os seus compradores.

5. Use ferramentas de automação: É muito importante contar com soluções tecnológicas confiáveis e que consigam realizar o cruzamento de dados do cliente. O processo de automação é um importante aliado na prevenção de golpes, por ser rápido e eficaz.

 

Anúncios

Escrito por Fátima Fernandes

Jornalista especializada em economia, negócios e varejo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s