Uma das maiores redes de eletrodomésticos e móveis do país, a Lojas Cem, prevê uma perda de 7,5% na sua receita anual por conta do fechamento de suas 278 lojas.

Com faturamento anual da ordem de R$ 5,3 bilhões, a empresa, comandada pela família Dalla Vecchia, faz essa estimativa considerando que o comércio permaneça fechado por um mês.

“A nossa sorte é que somos uma companhia bem estruturada e os imóveis são do próprio grupo. Imagina se tivéssemos de renegociar aluguéis de 278 pontos”, diz Domingos Alves, superintendente da rede.

Com o fechamento das lojas, não entra receita, claro, diz ele, mas os custos de mantê-las continuam os mesmos, incluindo os salários dos funcionários.

A Lojas Cem optou por colocar os 11,7 mil empregados em férias coletivas por 30 dias.

Só manteve ativo, na sede da empresa, em Salto, interior de São Paulo, o pessoal de Recursos Humanos para, justamente, cuidar dos pagamentos dos salários.

Mesmo as pessoas que tinham acabado de ser contratadas pela rede foram colocadas em férias. “Não demitimos e não vamos demitir ninguém”, afirma Alves.

Nos próximos dias, a rede deverá fazer um comunicado para os clientes para informá-los que não precisam se preocupar com o atraso no pagamento das prestações.

A empresa não vai cobrar juros enquanto as lojas estiverem fechadas e, quem já tiver com prestação atrasada, não terá nome encaminhado ao SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).

A Loja Cem possui uma carteira de pelo menos 2 milhões de clientes que compram pelo sistema de carnês. Eles vão todos os meses às lojas para pagar as prestações.

Geralmente, quando quitam um carnê, acabam saindo da loja com outro na mão.

Assim que as lojas voltarem a abrir, de acordo com Alves, todas estarão preparadas para cuidar da saúde dos empregados e dos clientes.

“Vamos dar máscaras para os funcionários, espalhar álcool em gel e fazer tudo o que recomendam as autoridades de saúde.”

Os gastos com máscaras, diz ele, neste primeiro momento, já é da ordem de R$ 300 mil.

“Com essa pandemia, o mundo precisa ter a consciência de que enriqueceu a China, e que está nas mãos dos chineses. É preciso refletir sobre este movimento”, diz Alves.

Pouco antes da decisão dos governos para o isolamento social e o fechamento do comércio, Natale Dalla Vecchia, 83 anos, um dos fundadores da rede, falou com o varejoemdia.com.

Isso ocorreu exatamente no período em que os consumidores brasileiros estavam correndo às lojas para estocar alimentos básicos e até remédios.

“Esse movimento é assustador. Passo perto de meia dúzia de farmácias de volta para casa. Nunca vi tanto carro parado na frente delas. As pessoas estão se municiando de remédios e álcool em gel”, diz Natale Dalla Vecchia.

“O novo coronavírus afetou tudo”.

A inadimplência dos consumidores, que já estava em ritmo crescente, diz Dalla Vecchia, deve continuar subindo. Há dois anos, era de 4% a 5% sobre a carteira financiada e, atualmente, está em 7%.

Apesar da crise sanitária mundial, a família Dalla Vecchia vai manter os investimentos para dobrar o centro de distribuição, hoje de 102 mil metros quadrados, localizado em Salto.

“O resultado da nossa atividade vai bem e acreditamos que a nossa empresa comporta mais 100 novas lojas em um raio de 600 quilômetros a partir do nosso centro de distribuição”, afirma.

A força da rede, diz ele, se deve principalmente à carteira de milhões de clientes ativos que compram a prazo com recursos da própria rede, sem a parceria com bancos.

Com tanta tecnologia surgindo no mundo dos meios de pagamento, como a carteira digital (e-wallet), a Lojas Cem não abre mão do velho e bom carnê.

“O carnê traz o cliente para a loja todo o mês. Não morremos de amores pela venda online.”

Dalla Vecchia diz que, apesar de a inadimplência ter subido, a venda financiada pela rede ainda é uma boa alternativa para a loja e para o cliente.

Há anos a rede cobra 1% de juros ao mês no valor das prestações em atraso, menos do que os bancos, que cobram taxas pelo menos cinco vezes maiores nos financiamentos.

Além do fechamento de lojas, o que preocupa a Lojas Cem é a alta do dólar. “Este aumento do dólar deixa a indústria apavorada.”

Isto é, negociar preços fica bem mais difícil em momentos como este.

Em Salto, a Lojas Cem emprega cerca de 600 pessoas no escritório e outras 700 no depósito.

Ao ser questionado sobre os reflexos da crise do novo coronavírus, Dalla Vecchia diz.

“A nossa empresa, fundada em 1952, aprendeu o seguinte: em uma crise, o forte sai fortalecido e o fraco, sucumbe. Nós somos fortes e vamos enfrentar mais esta crise.”

A Lojas Cem é a única varejista do seu setor e do seu tamanho que ainda está totalmente nas mãos dos fundadores, a família Dalla Vecchia.

 

Escrito por Fátima Fernandes

Jornalista especializada em economia, negócios e varejo

71 comentários

  1. Parabéns a família proprietária das lojas Cem pelo exemplo de conduta, respeito e valor aos seus convidados e colaboradores, tenho orgulho de dizer que agora em maio mês de aniversário da filial 227 onde trabalho desde da inauguração

    Curtir

    Responder

    1. LUIS CARLOS RIGONATO 8 de abril de 2020 às 20:04

      Já trabalhei nas Lojas Cem. Uma excelente empresa. Parabéns pela conduta neste momento.

      Curtir

      Responder

    2. Eu sou testemunha que as lojas Cem é a melhor empresa para se trabalhar,e também é a melhor do varejo com juros baixos e respeito pelos seus clientes que por nós colaboradores chamamos de convidados, diante do que está acontecendo nesse momento de insegurança ,ler esse depoimento,nós conforta,tenho o maior orgulho da fazer parte da família lojas cem

      Curtir

      Responder

  2. Parabéns a família proprietária das lojas Cem pelo exemplo de conduta, respeito e valor aos seus convidados e colaboradores, tenho orgulho de dizer que agora em maio mês de aniversário da filial 227 onde trabalho desde da inauguração

    Curtir

    Responder

  3. Adriana dos Santos Silva 8 de abril de 2020 às 15:03

    Boa tarde!orgulho de trabalhar nesta empresa 🙌

    Curtir

    Responder

  4. Reginaldo Belomo 8 de abril de 2020 às 15:28

    Tenho muito orgulho de fazer parte dessa conceituada empresa a quase 24 anos. E nesses momentos de dificuldades, que vemos nitidamente a solidez das Lojas Cem.
    Parabéns e que Deus os fortaleça a cada dia, para que continuem ajudando todas as famílias que dependem de vcs.
    Ainda bem que tem….

    Curtir

    Responder

  5. Uauuu. Que visão de futuro, de respeito ao ser humano… Que exemplo temos desta empresa. Seriedade, compromisso e respeito …

    Curtir

    Responder

  6. Parabéns…loja CEM!!!

    Curtir

    Responder

    1. Maria Marta Lara lage 8 de abril de 2020 às 19:16

      Parabéns a lojas Cem… Que seja cada vez mais próspera, apesar da crise atual.

      Curtir

      Responder

    2. Eu sou testemunha que as lojas Cem é a melhor empresa para se trabalhar,e também é a melhor do varejo com juros baixos e respeito pelos seus clientes que por nós colaboradores chamamos de convidados, diante do que está acontecendo nesse momento de insegurança ,ler esse depoimento,nós conforta,tenho o maior orgulho da fazer parte da família lojas cem

      Curtir

      Responder

    3. Valdelia Mária de Jesus 8 de abril de 2020 às 20:57

      Parabéns, lojas Cem!! Essa solidez finceira é fruto, entre outras coisas, de competência profissional, honestidade e, claro, muito trabalho, respeito por nós consumidores e pelos seus colaboradores!! Feliz em saber que existe empresa desse naipe!! Meus Parabéns!! Continuem assim que o Brasil está precisando do exemplo de vcs, Lojas Cem!! Abçs

      Curtir

      Responder

  7. Edenilza Ferreira de Oliveira 8 de abril de 2020 às 16:24

    Tenho muito orgulho de ser membro deste elenco na filial 38, onde trabalho há qse 6 anos.

    Curtir

    Responder

  8. Deus abençoe lojas cem, agradeço muito por fazer parte dessa família…

    Curtir

    Responder

  9. Orgulho de ser funcionário desta empresa.

    Curtir

    Responder

  10. Melhor loja do Brasil 🙏😍😘❤️👏👏👏👏

    Curtir

    Responder

  11. Parabéns empresa maravilhosa 5 anos de trabalho Rafael

    Curtir

    Responder

  12. Lidinalva Sousa de azevedo 8 de abril de 2020 às 17:49

    Orgulho de vocês serem brasileiros nato..Deus há de recompensar por vcs está sendo humilde e justo neste momento

    Curtir

    Responder

  13. Cássia Gertrudes Viana 8 de abril de 2020 às 18:00

    Orgulho de fazer parte deste maravilho elenco👏

    Curtir

    Responder

  14. Agradeço por fazer parte desta empresa.

    Curtir

    Responder

  15. Agradeço por fazer parte desta empresa fl 31 de Pindamonhangaba.

    Curtir

    Responder

  16. Aos proprietários e funcionários nos qual se dedica pela empresa os Meus Parabéns a todos

    Curtir

    Responder

  17. E muito bonito isso só que fiz uma compra e paguei a vista e não recebi até hoje estou almoçando e jantando na casa de amigos de favor porque não me entregaram o fogão que comprei o Oque eu sei as lojas estão fechadas mas as entregas não há um mês

    Curtir

    Responder

  18. Mas os criente que comprou produtos com defeito o de led deve fazer a como eu comprei e deu defeito

    Curtir

    Responder

  19. Parabéns pela atitude com os colaboradores e clientes.

    Curtir

    Responder

  20. Alex Henrique Gonçalves domingos 8 de abril de 2020 às 19:08

    Tenho muito orgulho da empresa isso só almenta a minha paixão por fazer parte deste elenco .trabalho aki a 2 anos e faço o meu melhor e tenha certeza que quando voltar vou dar meu suor com muito orgulho e amor por ter oportunidade de trabalhar numa empresa que se preocupa com seus convidados e funcionário #aindabemquetem#f94

    Curtir

    Responder

  21. Siuzi Aparecida Bonomo Santos 8 de abril de 2020 às 19:26

    Tenho orgulho em trabalhar nesta empresa e muito respeito por seus fundadores.

    Curtir

    Responder

  22. Deivid Donisete Gomes Silva de Souza 8 de abril de 2020 às 19:35

    Meus Parabéns Lojas Cem
    Família Dalla Vecchia

    #Orgulho em trabalhar nesta empresa
    Filial 157
    Deivid Souza

    Curtir

    Responder

  23. Isso é a lojas Cem não uma loja!

    Curtir

    Responder

  24. Parabéns a família Dalla Vecchia. Parabéns de coração.

    Curtir

    Responder

  25. Susesso total!🤩

    Curtir

    Responder

  26. Edevaldo f. Valerio 8 de abril de 2020 às 20:01

    Parabéns à essa familia, lojas cem, que abraça a minha família, e a familia fl149, ao qual faço parte…

    Curtir

    Responder

  27. Parabéns tenho orgulho desta empresa me ensina a encarar as oportunidades e não olhar para as crises👏👏👏👏

    Curtir

    Responder

  28. Luiz Claudemir Roque Souza 8 de abril de 2020 às 20:03

    Venho aqui parabenizar a grande família Cem, pelo respeito e carinho para com seus funcionários e convidados.
    Tenho muito orgulho em dizer que tenho minha esposa como funcionária de uma empresa de respeito e confiança, onde a mesma não preza apenas nos lucros e sim pelo carinho, bem estar e segurança para com sua equipe de funcionários.
    Tenho total certeza que após todo os problemas que estamos passando a sua “EQUIPE” de funcionários e convidados darão ao máximo de cada um para que a empresa “LOJAS CEM” seja reconhecida.
    “DEIXO AQUI O MEU SINCEROPARABÉNS”

    Curtir

    Responder

  29. Orgulho de trabalhar em uma empresa tão honesta e abençoada pelo nosso Senhor 🙌🏼✨🙌🏼

    Curtir

    Responder

  30. Fabiana de Oliveira Santos 8 de abril de 2020 às 20:08

    Eu tenho orgulho de fazer parte desse elenco,que Deus abençoe sempre 🙌 tenho fé que tudo isso vai passar eu creio.

    Curtir

    Responder

  31. Wellington França Pontes 8 de abril de 2020 às 20:14

    Boa noite!!
    Por que a loja cem com esse período de fechamento por forças maiores,não põe em desenvolvimento
    Uma plataforma on-line e o desenvolvimento de um aplicativo para ainda contar com mais ferramentas de atendimento aos seus clientes!!
    São nesses Momentos que mais precisamos desse tipo de atendimento isso e fundamental nesses novos tempos que temos controle de quase tudo em nossas palmas das mãos,seria benefício para todos !!

    Curtir

    Responder

  32. Parabéns já admirava a empresa agora mais ainda 🙏

    Curtir

    Responder

  33. Tenho orgulho de fazer parte do elenco de colaboradores desta empresa no qual faço parte desde 2016 com muito orgulho. F 200 🙏😍

    Curtir

    Responder

  34. Estou nas Lojas Cem há 8 meses excelente empresa para trabalhar. Parabéns Lojas Cem. Carlos Eduardo F:181

    Curtir

    Responder

  35. Parabéns pelo respeito com os funcionários e principalmente por todos convidados tenho orgulho de fazer parte dessa equipe maravilhosa

    Curtir

    Responder

  36. Deixo os parabéns, estava nas casas Bahia em experiência infelizmente e não tive a mesma sorte de não ser demitido.

    Curtir

    Responder

  37. Fabiana Barboza da Silva 8 de abril de 2020 às 21:41

    Eu amo fazer parte dessa empresa.

    Curtir

    Responder

  38. Edri Sandro da rocha sousa 8 de abril de 2020 às 21:45

    Trabalhei seis anos nessa empresa como montador…amo essa empresa de coração. Obrigado lojas cem pela oportunidade de trabalhar esses seis anos com vcs graças a vcs hoje tenho meu próprio negócio sou barbeiro

    Curtir

    Responder

  39. A melhor loja ,com toda certeza..

    Curtir

    Responder

  40. Rosangela Nogueira Serafim 8 de abril de 2020 às 22:48

    Tenho orgulho em fazer parte desta empresa à 18anos, onde considero minha família, que Deus abençoe a todos pois unidos venceremos essa crise. Lojas Cem, ainda bem que tem💯💯👏👏👏🙏🙏

    Curtir

    Responder

  41. Quando se há firmeza e honestidade e reconhecimento a estrada tem curvas ,mas se passa com determinação.

    Curtir

    Responder

  42. Gisele Fernandes dos Santos 8 de abril de 2020 às 23:09

    Um orgulho imenso saber que faço parte de uma empresa que preze por por seus convidados e funcionários. Nas lojas Cem sim é gente que gosta de gente…

    Curtir

    Responder

  43. Parabéns lojas cem …sou Aux de limpeza na filial 161 gratidao

    Curtir

    Responder

  44. Fátima Brandão 9 de abril de 2020 às 00:11

    Parabenizo a ela Lojas Cem pela sua conduta com clientes e funcionário e posso dizer que realmente é uma boa empresa pra já fiz parte desta família e foi já que mudei a minha vida para melhor.

    Curtir

    Responder

  45. Fátima Brandão 9 de abril de 2020 às 00:11

    Parabenizo a ela Lojas Cem pela sua conduta com clientes e funcionário e posso dizer que realmente é uma boa empresa pra já fiz parte desta família e foi já que mudei a minha vida para melhor.

    Curtir

    Responder

  46. Tive a oportunidade de trabalhar nessa empresa maravilhosa, no qual eu aprendi muito. As lojas cem tem todo meu respeito e admiração.

    Curtir

    Responder

  47. Ismael Izidro Faustino 9 de abril de 2020 às 01:40

    Tenho orgulho de fazer parte desse elenco parabéns a todos fé,foco, força e trabalho.

    Curtir

    Responder

  48. Aquirone Carlos do Nascimento 9 de abril de 2020 às 02:22

    Tive o prazer e a satisfação de trabalhar nessa grande empresa na cidade de Angra dos Reis com o melhor Gerente Cleverson Batista.
    Lojas Cem a loja que mora no meu Coração. Parabéns!!!

    Curtir

    Responder

  49. Renata Nascimento de Oliveira 9 de abril de 2020 às 03:12

    Empresa digna e maravilhosa,eu trabalhava com amor,tive o privilégio de trabalhar por 8 anos em uma das filiais onde aprendi,ensinei e tive a honra de trabalhar com profissionais exemplares… ainda bem que tem LOJAS CEM!

    Curtir

    Responder

  50. Luís Carlos de Siqueira Martins 9 de abril de 2020 às 04:35

    Trabalhei nesta empresa e posso afirmar foi uns dos melhores lugares que já fiz parte. Aprendi muito nesta empresa lojas cem . Deus abençoe sempre a todos e ” juntos somos fortes e separados somos fracos ” torço por vcs.

    Curtir

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s