A pandemia do novo coronavírus tirou o fôlego financeiro das empresas. E não poderia ser diferente diante da combinação de vendas em queda e custos em alta.

É neste cenário que o aluguel de equipamentos e tecnologia, modalidade muito utilizada nos Estados Unidos, ganha mais força no varejo no Brasil.

Redes de Supermercados, farmácias e restaurantes são, neste momento, os mais entusiasmados com a locação de equipamentos para renovação de lojas ou expansão.

Em vez de comprometer parte do capital ou recorrer a bancos para buscar financiamento, empresas alugam o que precisam e pagam pelo uso por mês.

“Os supermercados enfrentaram queda de frequência, mas algumas redes precisam expandir e estão fazendo isso por meio de aluguel de equipamentos”, afirma Bernardo Abecasis, diretor da Gaap, empresa especializada em locação de bens.

Freezers, geladeiras, prateleiras, equipamentos para câmeras de segurança, tudo o que um supermercado precisa para operar, diz ele, constam da lista de locação.

No caso de restaurantes, mesas, cadeiras, material de cozinha e até talheres, copos e pratos podem ser alugados.

A rede de fast-food KFC que, recentemente, abriu a sua centésima loja no shopping Market Place, em São Paulo, está expandindo por meio de locação de mobília e artigos de cozinha, de acordo com Élcio Bertelli, gerente da Gaap.

As redes Taco Bell, inspirada pela culinária mexicana, e Frango Assado, também estão considerando o crescimento por meio do aluguel de equipamentos e tecnologia.

Outros exemplos, de acordo com a Gaap, são a Drogaria Globo, do Nordeste, e o Super  Nosso, de Minas Gerais.

Ver matéria completa

Escrito por Fátima Fernandes

Jornalista especializada em economia, negócios e varejo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s