Um novo modelo de negócio baseado na honestidade do cliente, o chamado honest market, está dando o que falar no setor de supermercados no Brasil.
O país que viveu o boom dos hipermercados, dos atacarejos, das lojas de vizinhança e dos minimercados, vê agora expandir as chamadas lojas de super proximidade, isto é, aquelas instaladas dentro de condomínios.
Com as restrições de circulação de pessoas, a pandemia do novo coronavírus deu gás ao negócio.
Mas as empresas, que já estão praticamente nas casas dos clientes, asseguram que este novo formato de loja só tende a crescer no país.
Com 16 supermercados e 24 Food Express, a rede Hirota, que entrou no negócio em 2020, está instalada em 42 condomínios em São Paulo e deve terminar o ano em 64.
Para 2022, a empresa quer fincar a marca em mais 100 condomínios somente na capital paulista.
Com seis supermercados, a rede Enxuto, de Campinas, trilha o mesmo caminho.
A rede, que entrou no novo modelo de lojas em 2018, está instalada em 16 condomínios, dos quais 13 por meio de contêineres equipados com produtos.
Até o final do ano, deve abrir em mais 11 locais e, até 2025, pretende estar em 77 empreendimentos em Campinas e cidades vizinhas.
Em dez dos 42 condomínios onde opera, o Hirota instalou contêineres de 18 metros quadrados e, nos outros 32, montou loja em espaços dos próprios empreendimentos.
Veja matéria completa