Loja física ou virtual? Nos últimos tempos, um dos principais dilemas dos lojistas é decidir qual desses canais deve receber mais atenção para o negócio prosperar.

Com a expansão do e-commerce, especialmente agora, muitos varejistas optaram por abandonar de vez o comércio convencional e apostar todas as fichas na venda online.

Levantamento realizado pela empresa de consultoria IEMI revela que, pelo menos no setor de vestuário, os comerciantes ainda têm muito para explorar fora da internet.

Cerca de 20% dos 5.570 municípios do país, ou 1.153, com até 50 mil habitantes, não possuem sequer uma única loja de roupas cadastrada.

Para chegar a esse número, o IEMI se baseou em dados da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) e da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).

Anualmente, todas as empresas ativas, classificadas de acordo com as suas atividades, são obrigadas a fornecer dados sociais para o governo.

Até o final de 2019, último levantamento divulgado da RAIS, não havia informações de lojas de roupas em 1.153 municípios do país.

É provável que, em alguns desses locais, haja lojas de roupas operando com CNAE de outra atividade, e que também haja comerciantes trabalhando na informalidade.

Mas, para Marcelo Prado, sócio-diretor do IEMI, o número não deve ser muito diferente e, com a pandemia, deve ter até mais cidades sem lojas de roupas no país.

Esses 1.153 municípios possuem, juntos, uma população de pouco de mais de 2 milhões de pessoas, com um potencial de consumo anual de roupas de R$ 3 bilhões.

Veja matéria completa

Escrito por Fátima Fernandes

Jornalista especializada em economia, negócios e varejo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s