Experiência. No mundo do varejo, essa é uma das palavras que mais se ouve entre lojistas e especialistas quando se fala em maneiras para fisgar o consumidor.
É hora de abusar da criatividade, dizem eles, para construir ambientes e situações capazes de fazer com que o cliente volte ‘n’ vezes à loja, tornando-se completamente fiel à marca.
E os consumidores, o que pensam disso tudo? De cada dez deles, sete preferem que a loja simplesmente entregue “o básico bem feito”, não fazem questão de ações mirabolantes.
Eles querem uma loja prática, solutiva, bem organizada, com preços justos, e que possam entrar e sair rapidamente dos espaços com segurança, ainda mais agora com a pandemia.
No varejo online, eles desejam o mínimo, como facilidade para a navegação nos sites e uso de aplicativos, entrega de produto certo e em menor tempo possível.
O que o cliente almeja de uma loja de qualquer setor foi identificado em uma recente pesquisa da Connect Shopper com 2 mil pessoas espalhadas pelo país, por meio da internet.
A Connect Shopper pediu para os consultados dar nota de satisfação de zero a dez no processo de compras online. Na média, a nota foi cinco.
O que eles mais reclamam, no caso da compra virtual, é falta de produto, entrega de mercadoria errada e ou fora do prazo e dificuldade para o uso de aplicativos e trocas.
“O mundo fala em varejo 5.0, mas vive um varejo abaixo de zero”, afirma Fátima Merlin, sócia da Connect Shopper e especialista em comportamento do consumidor.