Com o avanço da vacinação e a volta das pessoas às ruas, tudo indicava, no início do segundo semestre, que o Natal de 2021 seria o da retomada.

Dezembro chegou e o que se vê em pelo menos duas regiões tradicionais do comércio de São Paulo – Bom Retiro e Jardins – é que a tão esperada recuperação de vendas foi adiada.

“Cadê dezembro? Já foi”, afirma Francisca Parra, vendedora da Dona Anja, loja localizada em uma galeria na Rua Oscar Freire, ao falar sobre os negócios deste mês.

Antes da pandemia, diz ela, que trabalha há 40 anos no comércio, o espaço com dezenas de lojas ficava lotado durante todo o mês dezembro.

Na última segunda-feira (20/12), dava para contar nos dedos os clientes circulando por ali.

Para Francisca, além dos efeitos conhecidos da pandemia e das condições macroeconômicas desfavoráveis, a Black Friday é outra culpada de as lojas estarem vazias nesta época do ano.

“A Black Friday teria que acontecer nos meses de julho e agosto, na mudança de estações, não no final de novembro e tão perto do Natal”, diz ela.

Na mesma galeria, Elza De Cesare, vendedora da Trendish, conta que os lojistas esperavam um final de ano maravilhoso, cheio de gente nas ruas e fazendo compras.

“Por enquanto, as vendas estão parecidas com as do ano passado, fracas. Esperamos que melhorem nos dias 22 e 23”, diz ela, sem tirar o olho do celular.

Não tinha ninguém na loja, mas Elza não parou de falar com as clientes pelo WhatsApp.

No Bom Retiro, Nelson Tranquez, vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, diz que os lojistas sentem saudades da época em que era impossível andar a pé ou de carro no bairro.

Na última quinta-feira (16/12), boa parte das lojas estava praticamente vazia e, com um pouco de paciência, dava para estacionar o carro na rua principal, a José Paulino.

“O começo do mês foi bom, mas as vendas voltaram a cair”, diz Irandi Mota, gerente da AD.

Veja matéria completa

Escrito por Fátima Fernandes

Jornalista especializada em economia, negócios e varejo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s