Desde que os salários começaram a ser corroídos pela inflação, o preço tem sido cada vez mais fator de decisão de compra nos supermercados.

Pesquisas revelam que o orçamento mais apertado já levou o consumidor a trocar marcas mais caras por mais baratas e, mais recentemente, a abandonar itens supérfluos.

Diante deste cenário, que pode se agravar com eleições e guerra, os supermercados deverão enfrentar em 2022 uma disputa por preços pouco vista na história do país.

“As brigas por preços serão fortíssimas, quase selvagens, para trazer o cliente para as lojas”, afirma Enéas Pestana, consultor de varejo, que acaba de sair do comando da rede Dia.

Isso não significa, de acordo com ele, que os supermercados vão abandonar de vez o atendimento e as experiências, que levam clientes às lojas.

“Só que, neste momento, preço tem sido, disparadamente, o fator de decisão de compra de forma muito mais forte”, afirma Pestana, que foi CEO do Pão de Açúcar de 2010 a 2014.

Com 18 lojas, a rede Hirota se prepara para colocar neste mês 50 itens com “os melhores preços do mercado” para motivar o consumidor.

“Este será um ano intenso, de grandes promoções. Faremos sorteios para o Dia das Mães, aniversário de 50 anos da rede, Natal”, afirma Hélio Freddi Filho, diretor da empresa.

Com quatro lojas em Campinas e Valinhos, no interior de São Paulo, a rede Dalben também intensificou as parcerias com fornecedores para atrair a clientela com preços menores.

Há quem diga, diz Pestana, que o acirramento da competição entre as redes de supermercados é sempre bom para o consumidor.

“Eu diria que não é, pois haverá perda de serviço, atendimento, ambientação de loja.”

Veja matéria completa

Escrito por Fátima Fernandes

Jornalista especializada em economia, negócios e varejo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s