Se pedir para um consumidor imaginar uma loja de material elétrico, muito provavelmente, ele vai descrever um local nada muito atraente, pouco iluminado e abarrotado de produtos.

Afinal, este é um tipo de comércio que o cliente só lembra quando está em apuros, isto é, precisa urgentemente trocar uma lâmpada, consertar um chuveiro ou mudar uma fiação.

Com três décadas, a Multfer, distribuidora de material elétrico, de Mogi Guaçu (SP), decidiu dar uma virada no seu negócio, justamente para acabar com este estereótipo.

A loja da Avenida Bandeirantes, que costumava atender os clientes em um balcão, desenhou um modelo de negócio, em parceria com o arquiteto Júlio Takano, que já deu resultado.

Desde janeiro, quando foi reinaugurada, o fluxo de clientes aumentou 50% e o faturamento, 40%, de acordo com Lara Baron Zenari Gerbi, diretora- executiva da Multfer.

A primeira mudança foi a transformação de loja convencional para a de autosserviço. O imóvel de mil metros quadrados, que reservava 80% para o estoque, está agora dedicado ao cliente.

E é neste espaço que a Multfer, com 30 anos, implantou um modelo de negócio, sob o conceito de ecossistema, todo focado em parcerias com fornecedores.

A loja reservou 42 espaços em gôndolas para fornecedores exporem seus produtos. Já estão ali Tramontina, Philips, Weg, Amanco, Schneider e Ledvance.

O tipo de parceria varia de acordo com cada indústria. Em alguns casos, a negociação pode envolver bonificações e ou pagamento por produtos comercializados.

A loja compra um volume de lâmpadas mensalmente, por exemplo, e recebe um pouco a mais como pagamento pela parceria e uso de espaço.

A parceria também pode se restringir a um percentual sobre a venda de produtos.

O que é comum a todos os parceiros é o trabalho conjunto entre as equipes de marketing das marcas e da Mulfter, que têm regras para as ações das empresas dentro da loja.

Veja matéria completa

Escrito por Fátima Fernandes

Jornalista especializada em economia, negócios e varejo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s